IDENTIFICAÇÃO DA
UNIDADE ESCOLAR
NOME – EMEI MÁRIO GRACIOTTI
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ENDEREÇO – Rua Entre Rios nº 160 – Vila
Buenos Aires
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TELEFONE – 2957-7264 / 2684 - 7178
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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 7:00h às 19:00h
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FORMA DE ATENDIMENTO - 02 turnos de 6h: 7h às 13h/ 13h às 19h
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HISTÓRICO
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DENOMINAÇÕES ANTERIORES – Parque Infantil 72 – Vila Buenos
Aires
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DECRETO DE CRIAÇÃO – 20.348 de 1984 –EMEI Vila Buenos
Aires
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DECRETO DE DENOMINAÇÃO – 33.969 de 01/02/1994-EMEI Mário Graciotti
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INFRAESTRUTURA FÍSICA DA EMEI MÁRIO
GRACIOTTI
A Escola é
composta por:
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04 salas de aula
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Cozinha
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Despensa
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Refeitório localizado no pátio interno
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02 banheiros para as crianças – sendo um
feminino e outro masculino
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Parque com brinquedos em madeira, gira- gira,
casinha de boneca em alvenaria, balanços e tanque de areia
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Secretaria
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Sala de Direção
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Sala dos Professores
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Sala da Coordenação Pedagógica
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Almoxarifado
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Refeitório para funcionários
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03 banheiros para funcionários: 2 femininos e
1 masculino
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Pátio externo com pintura no chão
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Almoxarifado
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE/ BAIRRO
A EMEI Mário Graciotti localiza-se no
bairro da Vila Buenos Aires, subdistrito do bairro do Cangaíba, na região leste
da cidade de São Paulo. Sua
jurisdição administrativa pertence à subprefeitura da Penha, sendo o distrito
mais populoso da subprefeitura, com 151.538 habitantes.
O distrito é habitado em geral por
pessoas de classes média e baixa. Ao norte, faz divisa com o município de Guarulhos,
através do Parque Ecológico do Tietê — região
muito movimentada devido ao turismo (ocasionado pelo parque) e ainda por abranger
parte da rodovia Ayrton Senna, principal ligação
da capital paulista com o Vale do Paraíba. Ao leste e ao sul, faz divisa
com Penha, e também, ao sul com Ponte Rasa,
e ao leste com Ermelino Matarazzo. O distrito possui
uma estação ferroviária, da linha
12 da CPTM, a Estação Engenheiro Goulart.
O distrito surgiu na década
de 1910, e
começou a crescer no início do século 20 como um típico
bairro de classe média paulistana da Zona Leste.
Expandiu-se graças aos imigrantes que se instalaram na região, principalmente
japoneses, italianos e espanhóis. O crescimento ocorreu com os loteamentos de
imensas chácaras. Novas vilas nasceram juntas como a Vila
Londrina, a Vila Rui Barbosa, e a Vila
Araguaia, entre outras. O local favorecia empreendimentos e então surgiram
vários outros bairros em Cangaíba, com um aumento significativo a partir da
década de 60.
Por Cangaíba estar ao lado da secular Penha, devido a esse distrito, Cangaíba se
desenvolveu e progrediu muito. (fonte Wikipédia 2016).
Hoje o bairro constitui-se de
moradores antigos, em casas de alvenaria, espalhando pelas margens do Córrego
Tiquatira e afluentes. Nos últimos anos, nota-se a vinda de moradores de origem
boliviana, peruana e de alguns países do continente africano.
A fim de atualizarmos nossos registros
acerca da comunidade que atendemos neste início de ano de 2018 entregaremos um
questionário socioeconômico aos pais e responsáveis apenas nas turmas do
Infantil I e alunos novos do Infantil II para complementar ou acrescentar as
informações e dados sobre a nossa demanda deste ano letivo.
Biografia de Mário Graciotti
Nasceu em 1901 e faleceu em 1994. Filho de José Graciotti e
Ada Graciotti. Formado pela Faculdade de medicina do Rio de Janeiro (RJ),
embora não tenha exercido a profissão clínica. De 1933 a 1950 foi diretor
técnico e organizador da Comissão de Assistência Social da Secretaria de Estado
da Educação e Saúde. Fundador, juntamente com Samuel Ribeiro, da revista de
cultura eclética “Inteligência”, a qual dirigiu de 1934 até 1942. Em 1938,
fundou a revista “Viver” – Mensário de Saúde, Força e Beleza. Em julho de 1943
fundou o “Clube do Livro”, pioneiro
no Brasil do livro acessível à domicílio, que funciona desde essa época com
altas tiragens. Com patrocínio do Sesi – Serviço Social da Indústria - instituiu concursos bienais, desde 1965, para
escolha de livros inéditos para a rede nacional do “Clube do Livro”. Um dos fundadores da Academia Paulista de
Jornalismo, na qual é titular nº 01. Em fevereiro de 1934 iniciou sua
colaboração literária e cultural como redator do Diário Popular de São
Paulo. Distinções recebidas: “Premi
Carlos de Laet”, “Prêmio Joaquim Nabuco” e “Medalha Machado de Assis” da
Academia Brasileira de Letras; “Prêmio Jabuti”, e de ensaio, “Prêmio Editor do
Ano” da Câmara Brasileira do Livro; “Prêmio de História Universal” em 1963, do
Pen Club de São Paulo,” Prêmio Internacional Silva Martha” de 1965 da
Associação Comercial de Lisboa – Portugal. Ordem Nacional do Mérito Educativo,
do governo da República. Um dos dez mais da cultura brasileira, pela sua obra
de difusão cultural. Em 1983, recebeu o “Prêmio Nacional Brasília”, setor de
memórias, concedido pela Fundação Cultural de Brasília – D.F. pelo trabalho “Os
Deuses Governam o Mundo – A magia e a Ciência de Paracelso” edição da Nova
Época Editorial de São Paulo. Escolhido como Escritor do Ano pela Casa do Poeta
de São Paulo, em 1983. De sua obra literária podemos destacar: O Cordão dos
Milagres (1966); Automóvel de Luxo (1926 – Contos); O Firmamento no Universo
Finito (1971); Viagem ao Redor das Origens; A Magia e a Ciência de Paracelso
(1980); O Outro Caminho da Libertação (1990).
CONCEPÇÕES
CRIANÇA/ INFÂNCIA/ EDUCAÇÃO INFANTIL
”Sujeito
histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que
vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina,
fantasia, deseja, aprende, observa experimenta, narra, questiona e constrói
sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Currículo Conjunto
de práticas que buscam articular as experiências” (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL - PARECER 20/2009 11/11/2009)
A
EMEI Mário Graciotti tem a visão de criança:
·
Produtoras
de conhecimentos e cultura, a partir das múltiplas relações que estabelecem com
o mundo, influenciando e sendo influenciada por ele, construindo significados a
partir dele.
·
Um
sujeito histórico de direito, ativo, competente e participativo;
·
Com
poder de criação, imaginação e fantasia;
·
Um
ser em constante desenvolvimento de suas potencialidades, construindo sua
identidade e autonomia,
·
Considerar
a criança em sua integralidade, como pessoa capaz, que tem direito de ser
ouvida e de ser levada a sério em suas especificidades enquanto “sujeito
potente”.
·
A
criança como protagonista do processo educativo, construindo seus saberes e (re)
ensinando os adultos a olharem o mundo com “olhos de criança”.
A concepção de criança se revela da
maneira como as unidades de educação infantil organizam espaço, tempo,
materiais, relações e currículo para a construção de um trabalho pedagógico que
considere a criança em sua integralidade.
A Educação Infantil que queremos é
aquela que percebe a criança como protagonista, como pessoa de potencialidades;
como sujeito que tem e faz história; mantém relações, que questiona que têm
quereres, que precisa de alegria, de cores, afetos, sabores, cheiros, vivências
significativas. “Escola tem que ser lugar
de criança feliz!”
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