Projeto Político Pedagógico



           IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
           
NOME – EMEI MÁRIO GRACIOTTI
ENDEREÇO – Rua Entre Rios nº 160 – Vila Buenos Aires
TELEFONE – 2957-7264 / 2684 - 7178
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 7:00h às 19:00h
FORMA DE ATENDIMENTO -  02 turnos de 6h: 7h às 13h/ 13h às 19h

HISTÓRICO
DENOMINAÇÕES ANTERIORES – Parque Infantil 72 – Vila Buenos Aires
DECRETO DE CRIAÇÃO – 20.348 de 1984 –EMEI Vila Buenos Aires
DECRETO DE DENOMINAÇÃO – 33.969 de 01/02/1994-EMEI Mário Graciotti

      INFRAESTRUTURA FÍSICA DA EMEI MÁRIO GRACIOTTI

A Escola é composta por:
·         04 salas de aula
·         Cozinha
·         Despensa
·         Refeitório localizado no pátio interno
·         02 banheiros para as crianças – sendo um feminino e outro masculino
·         Parque com brinquedos em madeira, gira- gira, casinha de boneca em alvenaria, balanços e tanque de areia
·         Secretaria
·         Sala de Direção
·         Sala dos Professores
·         Sala da Coordenação Pedagógica
·         Almoxarifado
·         Refeitório para funcionários
·         03 banheiros para funcionários: 2 femininos e 1 masculino
·         Pátio externo com pintura no chão
·         Almoxarifado

       CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE/ BAIRRO
                         
A EMEI Mário Graciotti localiza-se no bairro da Vila Buenos Aires, subdistrito do bairro do Cangaíba, na região leste da cidade de São Paulo.   Sua jurisdição administrativa pertence à subprefeitura da Penha, sendo o distrito mais populoso da subprefeitura, com 151.538 habitantes.
O distrito é habitado em geral por pessoas de classes média e baixa. Ao norte, faz divisa com o município de Guarulhos, através do Parque Ecológico do Tietê — região muito movimentada devido ao turismo (ocasionado pelo parque) e ainda por abranger parte da rodovia Ayrton Senna, principal ligação da capital paulista com o Vale do Paraíba. Ao leste e ao sul, faz divisa com Penha, e também, ao sul com Ponte Rasa, e ao leste com Ermelino Matarazzo. O distrito possui uma estação ferroviária, da linha 12 da CPTM, a Estação Engenheiro Goulart.
O distrito surgiu na década de 1910, e começou a crescer no início do século 20 como um típico bairro de classe média paulistana da Zona Leste. Expandiu-se graças aos imigrantes que se instalaram na região, principalmente japoneses, italianos e espanhóis. O crescimento ocorreu com os loteamentos de imensas chácaras. Novas vilas nasceram juntas como a Vila Londrina, a Vila Rui Barbosa, e a Vila Araguaia, entre outras. O local favorecia empreendimentos e então surgiram vários outros bairros em Cangaíba, com um aumento significativo a partir da década de 60. Por Cangaíba estar ao lado da secular Penha, devido a esse distrito, Cangaíba se desenvolveu e progrediu muito. (fonte Wikipédia 2016).
Hoje o bairro constitui-se de moradores antigos, em casas de alvenaria, espalhando pelas margens do Córrego Tiquatira e afluentes. Nos últimos anos, nota-se a vinda de moradores de origem boliviana, peruana e de alguns países do continente africano.
A fim de atualizarmos nossos registros acerca da comunidade que atendemos neste início de ano de 2018 entregaremos um questionário socioeconômico aos pais e responsáveis apenas nas turmas do Infantil I e alunos novos do Infantil II para complementar ou acrescentar as informações e dados sobre a nossa demanda deste ano letivo.

Biografia de Mário Graciotti



 Nasceu em 1901 e faleceu em 1994. Filho de José Graciotti e Ada Graciotti. Formado pela Faculdade de medicina do Rio de Janeiro (RJ), embora não tenha exercido a profissão clínica. De 1933 a 1950 foi diretor técnico e organizador da Comissão de Assistência Social da Secretaria de Estado da Educação e Saúde. Fundador, juntamente com Samuel Ribeiro, da revista de cultura eclética “Inteligência”, a qual dirigiu de 1934 até 1942. Em 1938, fundou a revista “Viver” – Mensário de Saúde, Força e Beleza. Em julho de 1943 fundou o “Clube do Livro”, pioneiro no Brasil do livro acessível à domicílio, que funciona desde essa época com altas tiragens. Com patrocínio do Sesi – Serviço Social da Indústria -  instituiu concursos bienais, desde 1965, para escolha de livros inéditos para a rede nacional do “Clube do Livro”. Um dos fundadores da Academia Paulista de Jornalismo, na qual é titular nº 01. Em fevereiro de 1934 iniciou sua colaboração literária e cultural como redator do Diário Popular de São Paulo.  Distinções recebidas: “Premi Carlos de Laet”, “Prêmio Joaquim Nabuco” e “Medalha Machado de Assis” da Academia Brasileira de Letras; “Prêmio Jabuti”, e de ensaio, “Prêmio Editor do Ano” da Câmara Brasileira do Livro; “Prêmio de História Universal” em 1963, do Pen Club de São Paulo,” Prêmio Internacional Silva Martha” de 1965 da Associação Comercial de Lisboa – Portugal. Ordem Nacional do Mérito Educativo, do governo da República. Um dos dez mais da cultura brasileira, pela sua obra de difusão cultural. Em 1983, recebeu o “Prêmio Nacional Brasília”, setor de memórias, concedido pela Fundação Cultural de Brasília – D.F. pelo trabalho “Os Deuses Governam o Mundo – A magia e a Ciência de Paracelso” edição da Nova Época Editorial de São Paulo. Escolhido como Escritor do Ano pela Casa do Poeta de São Paulo, em 1983. De sua obra literária podemos destacar: O Cordão dos Milagres (1966); Automóvel de Luxo (1926 – Contos); O Firmamento no Universo Finito (1971); Viagem ao Redor das Origens; A Magia e a Ciência de Paracelso (1980); O Outro Caminho da Libertação (1990).     



           CONCEPÇÕES

      CRIANÇA/ INFÂNCIA/ EDUCAÇÃO INFANTIL

”Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Currículo Conjunto de práticas que buscam articular as experiências” (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - PARECER 20/2009 11/11/2009)

      A EMEI Mário Graciotti tem a visão de criança:

·         Produtoras de conhecimentos e cultura, a partir das múltiplas relações que estabelecem com o mundo, influenciando e sendo influenciada por ele, construindo significados a partir dele.

·         Um sujeito histórico de direito, ativo, competente e participativo;

·         Com poder de criação, imaginação e fantasia;

·         Um ser em constante desenvolvimento de suas potencialidades, construindo sua identidade e autonomia,

·         Considerar a criança em sua integralidade, como pessoa capaz, que tem direito de ser ouvida e de ser levada a sério em suas especificidades enquanto “sujeito potente”.

·         A criança como protagonista do processo educativo, construindo seus saberes e (re) ensinando os adultos a olharem o mundo com “olhos de criança”.

A concepção de criança se revela da maneira como as unidades de educação infantil organizam espaço, tempo, materiais, relações e currículo para a construção de um trabalho pedagógico que considere a criança em sua integralidade.

A Educação Infantil que queremos é aquela que percebe a criança como protagonista, como pessoa de potencialidades; como sujeito que tem e faz história; mantém relações, que questiona que têm quereres, que precisa de alegria, de cores, afetos, sabores, cheiros, vivências significativas. “Escola tem que ser lugar de criança feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário