PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 2017
Justificativa:
As crianças desta Unidade ficam 6
horas, sendo 2 turnos: das 7:00 às 13:00 e das 13:00 às 19:00, recebendo duas
refeições cada turma: lanche e almoço; lanche e jantar. Observamos que desconhecem muitos alimentos e
que muitas vezes os descartam sem experimentar, avaliando-os apenas pela
aparência. Muitos insistem apenas no arroz e feijão, alimentos como legumes e
verduras são rejeitados por muitos.
Considerando que o
refeitório é um espaço de grandes aprendizagens, entendemos que é necessário
estimular bons hábitos alimentares, bem como incentivar o uso adequado dos
utensílios como talheres, pratos e outros...
Objetivos:
- Despertar o interesse para o
consumo de alimentos variados, saudáveis e a consciência de sua contribuição
para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
-Incentivar a construção de
bons hábitos alimentares; e o uso
adequado dos talheres;
-Identificar as
preferências alimentares dos alunos e da família;
-Conscientizar os alunos
sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
-Reconhecer os alimentos
que fazem bem à nossa saúde e os que não fazem;
-Refletir sobre as suas
ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o
meio ambiente e com a higiene dos alimentos;
-Buscar informações em
diferentes fontes, de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o
assunto;
-Valorizar atitudes
relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletiva;
-Identificar cores,
texturas e os diferentes sabores dos alimentos;
-Promover momentos de troca
e integração entre as crianças e da escola com a família.
Ações:
Este projeto será realizado durante o ano letivo, através de ações
diariamente com os alunos durante o período de suas refeições e auxilio dos
professores em sala de aula com atividades como:
-registro ( escrita e
leitura) do cardápio diariamente;
-intervenção do professor no
momento em que o funcionário mostrar o alimento que será servido:
-roda de conversa;
-roda de leitura;
-Cds;
-Dvds;
-Cartazes;
-Pesquisas;
-Teatro;
-Culinária (receitas
simples);
-Questionários;
-Desenhos;
-Dramatizações;
-Propor ação conjunta com a
Unidade de Saúde próxima a fim de reforçar a importância da alimentação, bem
como da saúde bucal e geral das crianças;
-Acompanhamento da
Professora Mara, Rosana durante o almoço e da Professora Luciana no jantar, a fim
de incentivarem os alunos a experimentarem os sabores servidos;
-Registro das dificuldades e
iniciar encaminhamentos para aqueles que não se alimentam adequadamente.
Avaliação
Será realizada através de registros,
fotos e portfólios.
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